Vem saborear o México

Por Mariana Cruz
Hora de ir para a mesa!
Antes demais é importante dizer-vos que não sou uma Chef, não sou uma crítica, nem tão pouco uma boa escritora do mundo da gastronomia e das viagens; Simplesmente deixei-me apaixonar pela minha cozinha e pelas cozinhas do mundo.
Para o jantar de hoje vou levar-vos comigo a Cidade do México, a minha última viagem gastronómica.
Já fã dos sabores mexicanos, não foi difícil perder-me totalmente entre os sabores do guacamole, os tacos e as mezclas.
Os ingredientes locais, que não vão faltar, serão o abacate, o limão\lima e a salsa. Para o prato principal, não quis sobrecarregar a refeição de hidratos e escolhi um peixe branco, leve e perfumado – Irá dar-vos tempo também para aproveitarem a entrada na mesa enquanto o forno trata do resto.
Caso não tenham todos os ingredientes que precisam em casa, esta é a hora de passarem a lista de compras ao amigo que veio mais cedo para ajudar, enquanto abrem a garrafa de vinho branco, enchem as taças e vamos usufruir da preparação da mesa.
Caso queiram um toque a mais da gastronomia mexicana, e sejam apreciadores de cerveja, uma Michelada de limão vai acompanhar muito bem esta refeição.

Guacamole
3 abacates maduros
1 tomate médio picado
1/2 requeijão
1c. sopa de jalapeño verde picado
1c. sopa de cebola picada
Salsa picada
Sal Marinho
Pimenta preta
Sumo de 1 limão
Simples, rápido e delicioso, o guacamole é uma entrada imprescindível tanto num jantar de amigos como num jantar a dois.
Já com todos os ingredientes, abram os abacates a meio, retirem o caroço, a casca do abacate - o que será fácil se ele estiver bem maduro – e coloquem num recipiente. Aí juntem o jalapeño verde, a cebola picada, um ramo de salsa picada, duas pitadas de sal marinho, pimenta preta e o sumo de limão. Agora, com a ajuda de um almofariz pressionem os ingredientes até estes ficarem ligados e formarem uma pasta.
Para levar para a mesa, transfiram a mistura para um prato fundo, decorem o vosso guacamole com o tomate picado, salsa e requeijão ou queijo feta em cubos pequenos.

Papelotes de Peixe Branco (4)
4 filetes de pescada
4 ovos
4 ramos de Salsa
4 dentes de alho
1 pimento verde
1 cebola
4 c. café de chilli vermelho em pó
Sal Marinho
Azeite
Vinho Branco ou Cerveja
4 folhas de louro
4 Folhas de prata
Este prato de peixe é bastante versátil e não deixem que a sobriedade do ingrediente vos torne menos entusiasmados com este prato; O facto de ser um peixe branco, ajuda a reter o perfume das especiarias mantendo um equilíbrio suave.
Para além disso, este prato não obriga a uma presença constante na cozinha, já que a sua confecção acaba por ficar a cargo do forno.
Pré-aqueçam o forno a 180graus. Abram 4 folhas de prata do tamanho de uma folha A4. No centro coloquem o filete de peixe, e cada filete deve ser temperado com um pouco de todos os ingredientes da lista: Sal marinho, uma c. de café de chilli , 2 ou 3 fatias de cebola, 2 ou 3 lascas de pimento verde, um alho, uma folha de louro e por ultimo coloquem um fio de azeite e de vinho branco. Fechem este papelote: primeiro a meio para unir as duas partes da folha, enrolem as duas partes e prendam as extremidades. Levem ao forno por 30min. Retirem do forno, abram os papelotes no centro, coloquem um ovo aberto em cada um, e voltem a colocar no forno por 5min no máximo, apenas para escalfar o ovo. Sirvam com legumes cozidos/batata doce ou arroz solto, tudo depende do tempo que dispõe.
Terminem esta refeição com um chocolate preto e um expresso. Um chá verde também é uma opção que aprecio bastante devido as propriedade antioxidantes e depurativas. 

Desfrutem e preparem-se para embarcar na próxima viagem de sabores!

Recomendações Cidade do México
Transporte Uber  (inclusive aeroporto)
Restaurante    Los Panchos (Tacos); Xochimilco (A frequentar desde as 15h até inicio da noite com Mariachis)
Bairros: Coyoacan (Museu Frida)

1 comentário

© D'Adelia World

This site uses cookies from Google to deliver its services - Click here for information.

Professional Blog Designs by pipdig